
Curso Intensivo da EGI
CURSO INTENSIVO
50h com certificação
Abertura das inscrições: 10 de março
Encerramento das inscrições: 13 de abril
Inscreva-se
O curso
O Curso Intensivo da Escola de Governança da Internet no Brasil tem como principal objetivo capacitar atores envolvidos com o funcionamento e a governança da Internet, como empresários, comunidade técnica, ativistas, pesquisadores, gestores públicos e empreendedores, para que possam aprofundar o conhecimento acerca dos temas e desafios relacionados à Governança da Internet no Brasil e no mundo.
Para isso, o curso aprofunda conceitos, explicita os contextos, temas, desafios e foros de debate sobre a governança e desenvolvimento técnico da Internet. O Curso Intensivo é gratuito, presencial em um modelo de imersão, com duração de 50 horas.
Local
Hotel Terras Altas - Itapecerica da Serra
Objetivos
Capacitar os participantes sobre temas relacionados aos princípios para a governança e uso da Internet e sobre outros temas específicos relacionados com a Internet, prioritariamente em relação ao Brasil, mas também tratando de temas globais;
Capacitar e aprofundar os debates em torno dos modelos de governança multissetorial, multilateral e pluri participativo da Internet; e
Mobilizar e interagir com as redes de pesquisa (não apenas acadêmicas) e de atuação prioritariamente no Brasil, mas também na América Latina, Caribe e em demais países, para fomentar a interlocução em projetos e atividades comuns relacionados aos temas da Escola.

A Escola de Governança da Internet no Brasil - EGI é uma iniciativa do CGI.br. O pleno do CGI.br vem debatendo sobre a necessidade de criação de cursos para fomentar e incentivar a capacitação, pesquisa e estudos sobre a Governança da Internet no Brasil.
O Curso Intensivo da Escola de Governança da Internet teve início em 2014, com apoio do CGI.br, a partir das iniciativas de sucesso já executadas pelas equipes do NIC.br e seguindo os moldes da experiência da EuroSSIG, escola de verão europeia com mais de 10 anos de existência.
Mais detalhes sobre a aprovação da Escola de Governança da Internet no Brasil no pleno do CGI.br podem ser encontrados na Resolução CGI.br/RES/2013/042.
Datas
importantes
10 MAR/ 2025 Abertura das inscrições
13 ABRI/ 2025 Encerramento das inscrições
06 a 09 JUN/ 2025 Divulgação dos candidatos aprovados
09 a 15 JUN / 2025 Confirmação das candidaturas
20 JUL a 25 JUL/ 2025 Curso EGI Intensiva
Seleção
X Turma do Curso Intensivo da Escola de Governança da Internet no Brasil (EGI)
PROCESSO DE SELEÇÃO – 2025
Sumário
- Sobre o Curso
- Público-Alvo
- Fases do Processo de Admissão
- Inscrição
- Candidaturas Inconsistentes
- Comissão de Avaliação (CA)
- Critérios de Avaliação
- Confirmação das Candidaturas
- Composição da Nota
- Seleção de Alunos(as)
- Participação no Curso
- Cronograma
- Informações Adicionais
1. Sobre o Curso
A X turma da EGI Intensiva será realizada entre os dias 20 e 25 de julho de 2025, em formato de imersão, em Itapecerica da Serra, São Paulo, no Hotel Terras Altas. Serão oferecidas 35 vagas.
2. Público-Alvo
Para participar da EGI, as pessoas que se candidatarem devem atender aos seguintes requisitos:
- Ser maior de 18 anos.
- Necessariamente falar português fluentemente.
- Ter disponibilidade de permanecer no Hotel Terras Altas, onde será sediada a X EGI durante todo o período do curso, com dedicação integral.
- Não há limite de idade máxima para a participação.
3. Fases do Processo de Seleção
3.1 Inscrição
O período de inscrição vai de 10 de março a 13 de abril de 2025.
3.2 Avaliação e Seleção
A avaliação dos(as) candidatos(as) será realizada pela Comissão de Avaliação (CA), que analisará três aspectos principais de cada candidatura: (i) currículo, (ii) conhecimento específico e (iii) diversidade. Os critérios de avaliação estão especificados no tópico 7.
3.3 Confirmação e Divulgação dos Candidatos Selecionados
A divulgação dos candidatos selecionados será feita depois que as pessoas selecionadas confirmarem sua participação na EGI, conforme descrito no tópico 9.
4. Inscrição
As inscrições serão feitas através de formulário eletrônico no sistema de cursos e eventos do NIC.br, disponível a partir da página web da EGI em: https://egi.nic.br/. O formulário solicitará as seguintes informações:
- Currículo: Máximo 02 duas páginas, em formato PDF. Recomenda-se utilizar fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples.
- Texto sobre relação dos objetivos profissionais do(a) candidato(a) com o conteúdo programático da EGI: Máximo 300 palavras, digitado em fonte padronizada (Arial ou Times New Roman, tamanho 12).
- Texto sobre potencial de multiplicar o conhecimento adquirido: Máximo 150 palavras, digitado em fonte padronizada (Arial ou Times New Roman, tamanho 12).
- Carta de Motivação: Elaborado pelo(a) próprio(a) candidato(a), em português, apresentando a sua motivação para participar da EGI Intensiva, e também uma reflexão crítica sobre uma temática do seu interesse no campo da Governança da Internet. O texto deve ter mínimo de 250 palavras e máximo de 450 palavras, ser digitado em fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples, e conter referências, se utilizadas.
Nota: Todos os arquivos devem ser enviados em PDF.
5. Candidaturas Inconsistentes
Candidaturas inconsistentes são aquelas que
- Não enviarem todas as informações e documentos descritos no tópico 4. Inscrição
- Não cumprem as exigências do processo seletivo.
Candidaturas consideradas inconsistentes serão automaticamente desclassificadas.
6. Comissão de Avaliação (CA)
A Comissão de Avaliação (CA) é formada anualmente por ex-alunos(as) da EGI, selecionadas pela equipe de Assessoria ao CGI.br. Sua composição segue critérios de diversidade setorial, geográfica, de gênero e de área de atuação profissional. Antes de iniciar o trabalho de avaliação, todos os membros da CA passarão por um treinamento.
7. Critérios de Avaliação e Composição da Nota
A nota de cada candidato(a) será calculada em duas etapas. Cada avaliador(a) atribuirá uma nota individual ao(à) candidato(a) com base nos critérios estabelecidos. A nota final será a média simples das notas atribuídas por cada avaliador(a).
7.1 Análise Curricular
- Atuação profissional e/ou voluntária em Grupos ou Entidades atuantes em um dos setores da Governança da Internet (empresarial, governamental, sociedade civil, comunidade científica-tecnológica), como por exemplo: grupos de pesquisa, associações de classe, empresas que atuem no campo, instituições e órgãos públicos, ONGs, entre outras instituições que estejam envolvidas com a Internet, em seus aspectos sociais e técnicos. (Peso 20)
7.2. Carta de Motivação
- Apresentação fundamentada das motivações para participar do curso e narrativa coesa dos temas de interesse no Campo da Governança da Internet (Peso 20)
- Coerência Textual e Gramática (Peso 10)
- Conhecimento dos temas relacionados a Governança da Internet (Peso 10)
7.3 Questionário Complementar
- Demonstrar potencial de multiplicar o conhecimento adquirido através de redes e comunidades pessoais e profissionais (Peso 20)
- Demonstrar relação entre interesses profissionais e temáticas do curso (Peso 20)
Considerações sobre os critérios de Diversidade
O processo de seleção de candidatos buscará garantir diversidade setorial, geográfica, de gênero, raça e de perspectivas/áreas de atuação no conjunto de candidatos(as) selecionados(as), visando um equilíbrio no grupo de estudantes da EGI.
8. Penalidades na Avaliação
8.1. Eliminação por Plágio
A identificação de plágio resultará na desclassificação imediata do(a) candidato(a). Será utilizado um software específico para essa verificação. Citações poderão ser incorporadas ao texto, desde que sejam devidamente identificadas no texto, assim como os respectivos autores.
8.2 Redução em 5% da Pontuação Final para quem exceder o limite de palavras e páginas de currículo
Candidatos(as) que ultrapassarem os limites estabelecidos de palavras para o texto analítico e páginas para o currículo terão sua pontuação final reduzida em 5%.
8.3 Todos os textos devem ser de autoria única do candidato. O uso do ChatGPT, bem como outras ferramentas para a produção dos textos, poderá implicar na desclassificação do candidato.
9. Confirmação das Candidaturas
Após a divulgação dos(as) candidatos(as) selecionados(as), haverá um período de uma semana para que confirmem sua participação no curso. A não confirmação nesse prazo resultará no cancelamento da candidatura, e a vaga será oferecida ao(à) próximo(a) candidato(a) da lista de espera.
10. Participação no Curso, Deslocamento e Hospedagem
- Os participantes deverão estar presentes no local do curso diariamente, das 08h30 até 21h30, quando houver atividade até esse horário. O curso será realizado no Hotel Terras Altas - Rodovia Régis Bittencourt, Km 292,5, Itapecerica da Serra - SP.
- O curso será realizado no formato de imersão e conta com hospedagem e deslocamento inclusos, sob responsabilidade do CGI.br. O deslocamento será feito em carros/vans privativos saindo da cidade de São Paulo - SP no dia 20 de julho, e retornando à cidade de São Paulo – SP no dia 26 de julho de 2025.
- Os alunos (as) que não residirem na cidade de São Paulo-SP poderão solicitar auxílio para transporte de ida e volta para a sua cidade de residência.
11. Cronograma
- Período de Inscrição: De 10 de março a 13 de abril de 2025.
- Avaliação de Candidaturas: De 14 a 16 de abril de 2025.
- Divulgação dos(as) Selecionados(as): 17 de abril de 2025.
- Período de Confirmação: Até 21 de abril de 2025.
- Início do Curso: 20 de julho de 2025.
12. Informações Adicionais
Mais informações podem ser obtidas no endereço eletrônico: https://egi.nic.br/