Logo NIC.Br Logo CGI.Br

Sobre a Escola de Governança

O debate sobre a necessidade de criação de cursos para fomentar e incentivar no Brasil a capacitação, pesquisa e estudos sobre a Governança da Internet acontece no pleno do CGI.br há muitos anos. Em 2010 o CGI.br apoiou a realização de uma edição do Curso da Escola de Governança da Internet Europeia no Brasil. No decorrer de 2013, alguns conselheiros retomaram o debate e apresentaram ideias para que fosse criada uma Escola de Governança da Internet no Brasil. A primeira turma da Escola de Governança da Internet no Brasil foi formada em 2014 como uma iniciativa do CGI.br e NIC.br.

Posteriormente, essa modalidade foi renomeada para Curso Intensivo da Escola de Governança da Internet, que foi concebido nos moldes da experiência da EuroSSIG, escola de verão europeia, que já conta com boas relações e participações de brasileiros, ganhou autonomia e tornou-se referência internacional.

Mais detalhes sobre a aprovação do Curso de Intensivo da Escola Brasileira de Governança da Internet no pleno do CGI.br podem ser encontrados na Resolução CGI.br/RES/2013/042.

No ano de 2015 foi dado início a um curso específico para o público da área jurídica. O curso ganhou relevância e teve como desdobramento uma parceria com a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados – ENFAM.

Atualmente, a EGI também conta com cursos de curta duração personalizados para atender as necessidades de organizações públicas e privadas, cujo campo de atuação tem intersecção com os desafios da governança da Internet. Entre elas, destacam-se ministérios do poder executivo, universidades, agências reguladoras entre outras.